top of page

Arquitetura Contemporânea

"A beleza da fachada terá que resultar da disposição racional do plano, da disposição interior, como a forma da máquina é determinada pelo mecanismo que é a sua alma." (Gregori Warchavchik)

O QUE É ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA?

A arquitetura contemporânea é considerada a produzida depois da pós-modernidade por volta dos anos 80 e 90 até os dias atuais. A arquitetura desenvolvida no Brasil neste período até os dias de hoje apresenta o reaparecimento de linguagens projetuais fortemente comprometidas com uma retomada do racionalismo, a base conceitual do Movimento Moderno, com tendências minimalistas. Por outro lado, verifica-se uma busca de ideias e soluções mais voltadas a questão do conforto ambiental, aliado aos processos de racionalização da construção.


A herança pós-moderna deixou uma época de muita liberdade para a arquitetura atual, o que resultou na arquitetura não possui uma linguagem única, sendo assim cada corrente faz parte de um conjunto, que faz uma reinterpretação da arquitetura do passado, seja através da releitura do significado que os elementos desempenhavam ou dos próprios estilos da arquitetura. Arquitetura contemporânea resulta em uma faze de novos elementos, novas formas construtivas novas tecnologias, neste sentido dando grande importância para edifícios em altura com tecnologias de ponta.



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


A arquitetura contemporânea modificou os princípios estéticos vigentes, recorrendo a utilização de novos materiais e tecnologias, a partir da estética modernista, pode ser caracterizada por linhas retas, volumes puros, materiais em sua forma natural como o concreto, o aço laminado e o vidro em grandes dimensões, transparência, vãos livres até mesmo os próprios pilotis, ao mesmo tempo tem a adoção de assimetria e formas geométricas não-lineares (desconstrutivismo), além de preocupações quanto o conforto termico e a sustentabilidade. Está vinculada à liberdade, à pluralidade, e a um amplo leque de possibilidades estéticas e tecnológicas, com formas instigantes e espaços inusitados. Essa arquitetura não nega o passado, ela o aceita e o transforma, é uma arquitetura que não possui limites. Em resumo é a arquitetura dos estilos, não só de um, mas de vários.





EDIFÍCIOS CONTEMPORÂNEOS NO CENTRO HISTÓRICO DO

RIO DE JANEIRO

Edifício Rio Branco 1

Localização: Avenida Rio Branco, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ.

Data do projeto e/ou construção: 1988.

Autor: Edison Musa.

Tipologia Arquitetônica (T.A.): Arquitetura Contemporânea.

Relevância: Contruído no lugar da Casa Mauá, curioso prédio em estilo Neogótico, um shopping-center avant-la-letre, o RB 1, como é chamado é um centro empresarial atual, contando com os mais modernos recursos dos chamados “edifícios inteligentes”. Seu característica principal, no que diz respeito à arquitetura, é sua linguagem mural, que assimila um tendência da época de seu projeto de um trabalho decorativo e caprichoso das fachadas, utilizando-se de elementos figurativos históricos, como a tríade clássica, a simetria, os arcos monumentais etc. em lugar da desgastada cortina de vidro.

Centro Candido Mendes

Localização: Rua da Assembléia, 10 - Centro, Rio de Janeiro - RJ.

Data do projeto e/ou construção: 1977 e 1978.

Autor: Harry Cole.

Tipologia Arquitetônica (T.A.): Arquitetura Contemporânea.

Relevância: O Edifício Centro Candido Mendes é de uso Comercial e Educacional, possui 49 pavimentos, com área total de 94.000m² e 140m de altura. Esse edifício tem presença marcante na praça XV, cujo contexto de edifícios coloniais foi profundamente alterado devido as suas características estéticas modernas, isso provocou grande polêmica na época, esse edifício inaugura no Rio uma nova geração de arranha-céus , a pele de vidro, onde os montantes não são visíveis externamente.


Foto: <coisasdaarquitetura.wordpress.com>

Torre Almirante

Localização: Avenida Almirante Barroso, 81 - Centro, Rio de Janeiro - RJ.

Data do projeto e/ou construção: Projeto de 2001 e inalguração em 2004.

Autor: Pontual Associados e Robert Stern Architects.

Tipologia Arquitetônica (T.A.): Arquitetura Contemporânea.

Relevância: Construído no local do Edifício Andorinha, vitimado por um incêndio em 1986, a Torre Almirante é um dos edifícios mais sofisticados do Rio de Janeiro, desde as primeiras etapas do projeto. É marcante a tecnologia utilizada nas esquadrias, com vidros de última geração, de desempenho termo-acústico e lumínico de alta eficiência. Foi resultado de um empreendimento da Empresa Hines Brasil, empresa privada internacional de incorporação imobiliária, cuja sede internacional é em Huston.


O edifício, tornou-se uma referência no centro da cidade. Seu desenho tem como principal apelo o elemento curvo que marca a esquina, caracterizado pela mudança no tom do vidro, que se abre, como uma fenda, conforme ganha altura. A curva movimenta a volumetria, em que prevalecem as superfícies planas. A Torre Almirante conta com 36 andares e com uma área locável de 41.400 metros quadrado.


Devido à legislação municipal, o prédio está “amarrado” à cidade-quarteirão, diferenciando-se de edifícios semelhantes de São Paulo, situados em áreas distantes do centro histórico.

O volume externo, que parece um grande maciço, esconde uma planta em L, iluminada também pelo tradicional fosso interno. Com isso, a Torre Almirante ganha semelhança com os prédios nova-iorquinos construídos ao redor de Times Square.


REFERÊNCIAS


Arquitetura Contemporânea. Disponível em: <https://archiinbrazil.wordpress.com/arquitetura-contemporanea/>. Acessado em: 10/11/2015.


Contemporânea. Disponível em: <https://arqbrasil10.wordpress.com/contemporaneo/>. Acessado em: 10/11/2015.


Blog da Cosac Naify, Do Que Falamos Quando Falamos De Arquitetura Contemporânea. Disponível em: <http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?p=13835>. Acessado em: 10/11/2015.


Adilson Melendez, Renovação Tipológica. Disponível em: <http://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/pontual-arquitetura-e-robert-stern-architects-torre-almirante-24-03-2005>. Acessado em: 20/10/2015.


Coisas da Arquitetura, Edifícios marcantes no centro do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2011/06/20/edificios-marcantes-no-centro-do-rio-de-janeiro/>. Acessado em: 20/10/2015.


Edifício Centro Candido Mendes, O Edifício. Disponível em: <http://www.ceccm.com.br/sobre-nos.php>. Acessado em: 16/11/2015.

BASTOS, Maria Alice Junqueira, ZEIN, Ruth Verde. Brasil: arquiteturas após 1950. São Paulo, Perspectiva, 2010.

BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.

CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). Guia da arquitetura moderna no Rio de JaneiroRio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo, 2000.


bottom of page